sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Li isto no Meios e Publicidade:)

PricewaterhouseCoopers diz que mercado de media começa a recuperar em 2010
7 de Agosto de 2009
, por Maria João Lima
Em 2010, a indústria de Media e Entretenimento em Portugal deverá começar a recuperar, atingindo receitas globais de 5,06 mil milhões de dólares. Este é um dos resultados do relatório anual “Global Entertainment and Media Outlook: 2009 - 2013″ da PricewaterhouseCoopers.De acordo com o mesmo documento esta indústria deverá crescer em Portugal a uma taxa anual acumulada de 4,6%, atingindo os 6,3 mil milhões de dólares em 2013. No entanto, este ano, as receitas deste mercado não devem ir além dos 5 mil milhões de dólares, o que representa uma quebra de 1,2% face a 2008.
A PricewaterhouseCoopers revela que o facto de Portugal crescer previsivelmente acima da média da Europa Ocidental se deve ao mercado de acesso à Internet, o qual deverá progredir a uma taxa anual acumulada de 10,3%, alcançando os 1,528 milhões de dólares em 2013.
No que toca ao mercado publicitário as previsões da PricewaterhouseCoopers são menos optimistas, antecipando uma quebra de 0,5% até 2013, o que representará, diz o relatório, uma queda para os 1.573 milhões de dólares, face aos 1,6 mil milhões registados em 2008.
in meios e publicidade

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A receita do sucesso TVI

Voltando ao assunto TVI, vou falar de algo que nunca falei: as audiências da TVI. A TVI é como a revista Maria. Todos criticamos a falta de conteúdos, mas todos lemos.

Analisando as grelhas da TVI e da SIC, nada apontava para que a estação de Queluz liderasse. E estou só a falar na parte de entretenimento. Projectos que lá fora são recordes de audiência, aqui são reduzidos a pó e ofuscados pela TVI. E porquê? Porque o canal 4 é um canal do povo-aposta na proximidade-. Dá aquilo que as pessoas querem ver, aproxima as pessoas das estrelas. Põe os apresentadores, os jornalistas a cantarem e a dançarem para que as pessoas se sintam em casa. Tudo isto, marca a diferença.

Na informação, defendem com unhas e dentes a liberdade de imprensa. Embora, tenham os escândalos políticos e as pressões políticas como qualquer canal. Apostam no jornalismo sensacionalista, aquele que as pessoas gostam de ver. A TVI é quase uma obra de caridade.

E a SIC? O que se passa? Onde está o brilho dos tempos passados? Será que foi a maldição Rangel? Não lidera na manhã, não lidera quase nunca? Porquê? Eu acho, como espectadora, que a SIC está a perder por tornar-se num canal elitista. São directores gerais que promovem as esposas, as amigas das esposas. São as modelos, as actrizes e astrólogas que viram apresentadoras.

Quanto à informação, para mim a SIC é a melhor. Adoro e sei de cor quase todos os repórteres da SIC. Com tão pouco fazem tanto. Basta ver cá no Norte. Para mim são o primor da informação.

Agora ninguém é estúpido. E o público muito menos. É ridículo colocarem o Ricardo Costa, irmão de António Costa do PS, a entrevistar Sócrates. Uma entrevista não é uma peça de teatro.

A mim o que me parece é que o entretenimento está a prejudicar a informação. Toda a gente vê o jornal da TVI para não perder o inicio da novela. Entre outras coisas.

Só espero que melhore. Até eu que cresci embalada pela SIC já estou a farta. Qualquer dia migro de vez para a SIC Notícias.

O poder da Cat*

Esta artista é simplesmente fantástica. Ontem, quando ouvi esta música, pela primeira vez, chorei. Senti que me estavam a lavar a alma. Música perfeita, num lugar perfeito. Até os anjos conseguem ouvi-la. A voz dela é doce, meiga e carregada de palavras sábias para um náufrago como eu.

Um beijinho
Cat Power*



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

José Eduardo Moniz deixou a TVI ou foi a TVI que deixou Moniz?


Quase me caiu o queixo, quando ouvi a notícia que o menino de ouro da TVI abandonou o cargo de director geral da estação de Queluz.

Nunca pensei que tal fosse acontecer. Na minha humilde opinião, das duas uma- ou ele atirou-se à presidência do Benfica, porque sabia que as coisas estavam mal, ou os patrões da TVI não acharam piada ao facto de ele se ter atirado ao cargo no Benfica.


Obviamente, que a SIC e o Sócrates devem estar felizes da vida. A SIC vai aproveitar este momento de crise para subir as audiências e o Sócrates vai estar feliz porque a caça ao homem, como ele diz, vai acabar.


Mas, os mais felizes somos nós! Se calhar, vamos deixar de ter 4 novelas seguidas e a Manuela Mouraguedes vai perder um bocadinho o pio! Já ninguém a suporta!


Enfim, pessoalmente, tenho pena que isto tenha acontecido ao Moniz. Tenho por ele o maior respeito. Acho que além de ser um brilhante gestor e um brilhante jornalista , acredita nas pessoas e aposta nelas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Os meus meninos lá da rua

Eu gosto de morar em Braga. Não posso negar. Tenho tudo tão perto de mim. Sinto uma liberdade, passeio na rua sem ser reconhecida, não vejo as donas Júlias, as donas Marias. É tudo imenso, tudo frio.
Na terrinha não! Eu saio cá fora e sei que encontro sempre alguém para falar, alguém para tomar café.
Mas, a minha maior alegria são os meninos lá da rua! Nada me dá mais prazer do que chegar lá e receber um beijinho doce deles e ouvi-los dizer " Olá Soraia".
No outro dia, em época de exames, estive muito tempo sem ir a casa. Quando cheguei lá , vira-se o João:
- Onde está o meu beijo Soraia?
- Eu dei-lhe um.
Ele abraçou-me e disse:
-Tinha tantas saudades tuas. Gosto tanto de ti!
Uma lágrima deslizou pela minha face. Senti que o mundo era pequeno para aquele sentimento tão doce e puro. O mundo seria tão fácil se dissesse mos sempre com tanta facilidade " Amo-te".
Só espero que não seja tarde.

Pesadelos

Acordei de noite, com o peito carregado , com emoções presas. O pesadelo é sempre o mesmo. Ondes estás tu? Não me cobres de noite, não me dizes palavras meigas. Por onde andas. Eu sei que existes. Ajuda-me. Sabes que vou precisar muito de ti. És tudo o que preciso. Deixa-me chegar a ti.