quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A receita do sucesso TVI

Voltando ao assunto TVI, vou falar de algo que nunca falei: as audiências da TVI. A TVI é como a revista Maria. Todos criticamos a falta de conteúdos, mas todos lemos.

Analisando as grelhas da TVI e da SIC, nada apontava para que a estação de Queluz liderasse. E estou só a falar na parte de entretenimento. Projectos que lá fora são recordes de audiência, aqui são reduzidos a pó e ofuscados pela TVI. E porquê? Porque o canal 4 é um canal do povo-aposta na proximidade-. Dá aquilo que as pessoas querem ver, aproxima as pessoas das estrelas. Põe os apresentadores, os jornalistas a cantarem e a dançarem para que as pessoas se sintam em casa. Tudo isto, marca a diferença.

Na informação, defendem com unhas e dentes a liberdade de imprensa. Embora, tenham os escândalos políticos e as pressões políticas como qualquer canal. Apostam no jornalismo sensacionalista, aquele que as pessoas gostam de ver. A TVI é quase uma obra de caridade.

E a SIC? O que se passa? Onde está o brilho dos tempos passados? Será que foi a maldição Rangel? Não lidera na manhã, não lidera quase nunca? Porquê? Eu acho, como espectadora, que a SIC está a perder por tornar-se num canal elitista. São directores gerais que promovem as esposas, as amigas das esposas. São as modelos, as actrizes e astrólogas que viram apresentadoras.

Quanto à informação, para mim a SIC é a melhor. Adoro e sei de cor quase todos os repórteres da SIC. Com tão pouco fazem tanto. Basta ver cá no Norte. Para mim são o primor da informação.

Agora ninguém é estúpido. E o público muito menos. É ridículo colocarem o Ricardo Costa, irmão de António Costa do PS, a entrevistar Sócrates. Uma entrevista não é uma peça de teatro.

A mim o que me parece é que o entretenimento está a prejudicar a informação. Toda a gente vê o jornal da TVI para não perder o inicio da novela. Entre outras coisas.

Só espero que melhore. Até eu que cresci embalada pela SIC já estou a farta. Qualquer dia migro de vez para a SIC Notícias.

2 comentários:

  1. Sabes, eu sou fiel à informação da RTP. Ok, é a televisão do Estado, sofre pressões. Mas isso, e como tu bem disseste, todas sofrem. Acho que a informação da RTP consegue afastar-se quase completamente de todo o sensacionalismo, que muitas vezes nem a SIC escapa. É dito o que realmente é notícia, o que é novo e que interessa a um público que quer estar informado sobre tudo. Não histórias particulares sobre a miséria Humana, porque aí existem muitas. E claro, gosto do alinhamento do telejornal, principalmente a parte em que se vira para os assuntos internacionais. :)

    A TVI, nem tem assunto, é só novelas, cantorias, bailaricos, enfim. Mas fazem o jogo deles, que é o jogo para um nível de população menos letrado, e têm ganho. Quando este aspecto demográfico acabar, veremos o que acontece.

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que a RTP 1 é o canal mais neutro. Mas, as peças deles, como diz um professor meu que trabalha na área, são uma seca.

    Eles tem tantos meios, nem chegam a gastar o orçamento que o estado lhes fornece. Podiam fazer muito muito melhor.

    Aliás, uma dos problemas da imprensa privada é não conseguir competir com o orçamento da Pública.

    Acho que o estado não devia subsidiar a imprensa não pública porque isso ia fazer com que essas entendidades se sentissem na obrigação. Agora, acho que devia controlar os gastos da imprensa dita Pública. E não ter publicidade. Nós pagamos a RTP 1. Cerca de 20 euros por ano.

    Um beijinho frida*

    ResponderEliminar